Ásia

Quatro leopardos de Java são localizados na Indonésia

Ingrid
Ingrid
Publicado em 09/02/2017 às 15:53
Leitura:

Os leopardos foram encontrados no santuário de Cikepuh, na ilha de Java, graças às suas pegadas e a restos de excrementos, e foram filmados com câmeras ocultas. / Foto: Aman Rochman / AFP

Os leopardos foram encontrados no santuário de Cikepuh, na ilha de Java, graças às suas pegadas e a restos de excrementos, e foram filmados com câmeras ocultas. Foto: Aman Rochman / AFP

Quatro leopardos de Java foram localizados em uma zona protegida da floresta da Indonésia, onde se pensava que haviam sido extintos, indicou nesta quinta-feira uma autoridade do Ministério do Meio Ambiente.

Os leopardos foram encontrados no santuário de Cikepuh, na ilha de Java, graças às suas pegadas e a restos de excrementos, e foram filmados com câmeras ocultas.

Durante 28 dias nos meses de julho e agosto, as câmeras filmaram a zona e descobriram quatro animais, três de pele amarela e pintas pretas e outro de pele totalmente preta.

Com base nas pegadas e nos arranhões em algumas árvores, acredita-se que pode haver outros oito leopardos na mesma zona.

"O retorno desta espécie indica que o santuário foi restaurado com sucesso", disse a autoridade do ministério, Djati Witjaksono Hadi.

Até agora, pensava-se que a espécie tinha desaparecido de Cikepuh nos anos 2000 como consequência do corte ilegal de árvores na zona, que devastaram o habitat natural dos leopardos.

Em 2015, o grupo ambiental Conservation International estimou que restavam apenas 500 leopardos de Java em estado selvagem no mundo, a maioria deles nas florestas do oeste de Java.

Mais lidas