Meio ambiente

Operação apreende 170 aves e um filhote de Tamanduá em Pernambuco

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 09/02/2017 às 18:08
Leitura:

Um tamanduá foi apreendido durante durante operação em uma área que havia sofrido queimada em Aldeia / Foto: Divulgação

Um tamanduá foi apreendido durante durante operação em uma área que havia sofrido queimada em Aldeia Foto: Divulgação

  Uma operação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) apreendeu um total de 168 aves de várias espécies, nessa quarta-feira (8), em vários municípios de Pernambuco. A ação ainda recebeu duas corujas por entrega voluntária e capturou um filhote de tamanduá.

Uma das duas corujas da espécie buraqueira foi encontrada no sítio em Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e depois foi levada para o Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-Cetreino), em Carpina, no Agreste. A outra coruja da espécie murucututu foi encontrada no bairro do Varadouro, em Olinda, no Grande Recife. O animal apresentava lesões oculares.

Já as outras 168 aves das espécies graúna, jandaia estrela, patativa, azulão, tiziu, curió e rolinha foram levadas o Cipoma, em Gravatá, também no Agreste. Todas as aves foram encontradas em uma residência da cidade a partir de uma denúncia, segundo a CPRH. O filhote de tamanduá foi encontrado por moradores próximo a um quartel em Aldeia, município de Camaragibe, no Grande Recife. O bicho, que pesava 232 gramas e ainda estava com o cordão umbilical, foi encontrado em uma área que houve queimada.

Animais entregues à CPRH

Todos os animais foram entregues ao Cipoma e à CPRH, na manhã desta quinta-feira (9), depois que a delegacia local registrou boletim de ocorrência. As entidades ambientais ainda afirmaram que os animais serão tratados, reabilitados e, posteriormente, se possível, devolvidos à natureza.

Mais lidas