Comportamento pet

Planeje onde deixar seu pet nos dias de folia e viaje tranquilo

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 08/02/2017 às 19:45
Leitura:

Deixar animal sozinho em casa, apenas com alimento e água, pode ser um grande risco à saúde do seu pet / Foto: Free Images

Deixar animal sozinho em casa, apenas com alimento e água, pode ser um grande risco à saúde do seu pet Foto: Free Images

Não há quem não se programe para os dias de Carnaval. Seja para curtir a folia ou para fugir dela, nessa programação é importante pensar também como serão os cuidados com o bicho de estimação. Se não der para levar o animalzinho com você em caso de viagem, deixar sozinho em casa, apenas com comida e água não é uma boa opção. "Os animais têm as mesmas reações sentimentais que o homem. Ninguém gosta de ficar preso ou isolado. O dono do bicho tem que se colocar no lugar deles para tomar as decisões", comentou o veterinário Ricardo Cavalcanti, especialista em comportamento animal.

Muitas famílias que decidem viajar e deixar seu pet em casa pensam, principalmente, em mantê-lo com água e comida. Para isso, pedir para um vizinho repor a ração e olhar o reservatório de água é uma das principais saídas utilizadas. Entretanto, esse caminho pode esconder alguns perigos. "Aquele que vai ali só para repor o alimento, geralmente, não brinca com o animal e isso é importante para gastar a energia do pet. Ele também não passa muito tempo com o bicho que pode vir a sofrer um mal-estar na ausência daquele cuidador, que só vai identificar que o cachorro não está bem depois de muito tempo", alertou o veterinário.

Na Dog Cat Dream, os animais são observados por funcionários e veterinário

Na Dog Cat Dream, os animais são observados por funcionários e veterinárioFoto: cortesia

Uma saída que está caindo no gosto dos donos de pets são os hotéis que oferecem um ambiente seguro e sadio para o bichinho. Os preços desses espaços variam de acordo com os serviços prestados no local. O Hospedog é uma das opções que funcionam no Grande Recife. Localizado em Camaragibe, o hotel para cães tem capacidade para atender até 10 bichinhos de pequeno porte e já está com as vagas quase esgotadas. 

"Em outros anos tivemos lista de espera e agora a expectativa é de que as vagas se esgotem na semana pré-carnavalesca", contou o proprietário do hotelzinho, Diego Borba. O pacote na Hospedog para deixar o pet na sexta-feira (24) e buscar na Quarta-feira de Cinzas (28) custa R$ 200. No local, os animais ficam em canis individuais - exceto cães da mesma residência - e têm acesso a atividades ao ar livre. O dono só precisa levar os comedouros e o alimento do animal.

Já no Hotel Resort Dog Cat Dream, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, os bichinhos experimentam uma situação sem canil e ficam soltos o tempo todo. Eles só são retirados do convívio de outros cães quando vão dormir e são removidos para suítes com caminha, tapete higiênico e comedouro fornecido pelo espaço. Além disso, os animais passam por consulta veterinária no momento do check-in e recebem uma dose de carrapaticida. Pelo ambiente mais diferenciado, o dono do cãozinho deve desembolsar R$ 500 por seis diárias - sexta a quarta-feira.

Hotéis para cães é um boa oportunidade para os animais sociabilizarem

Hotéis para cães é um boa oportunidade para os animais sociabilizaremFoto: acervo pessoal

"Aqui é um ambiente com conceito de resort, o cão é acompanhado por veterinários e ainda recebe alguns cuidados que são custeados pela Dog Cat Dream, como a consulta na entrada e a dose de carrapaticida. Como eles ficam soltos, é necessário que sejam sociáveis. Mas para esse ano estamos quase lotados. Temos vagas para até 18 cães de grande porte e 40 de pequeno porte", explicou Carolina Lemos, proprietária do hotelzinho.

Tanto no Hospedog quanto no Dog Cat Dream, só são aceitos animais com a carteira de vacinação em dia e vermifugados. Ele também são devolvidos aos seus donos de banho tomado. Os dois hotéis para pets também garantem que, diariamente, são enviados boletins via Whatsapp para os donos com informações sobre como foi o dia do bichinho, além de fotos e vídeos.

O veterinário Ricardo Cavalcanti ressalta que os hotéis para pets são a melhor saída para quem não pode levar o bichinho em sua viagem, pois o animal poderá ser bem tratado, estará seguro, será acompanhado de perto e ainda poderá se relacionar com outros animais. "Se o dono deixa o animal sozinho e quando chega é bem recebido pelo animal, mesmo após o abandono, é porque o bicho não tem esse sentimento de rancor ou ódio. Mas isso não quer dizer que ele não tenha sofrido durante aquele período", pontuou.

Mais lidas