Noruega

Baleia que sofreu eutanásia tinha 30 sacos de plástico no estômago

Ingrid
Ingrid
Publicado em 03/02/2017 às 16:36
Leitura:

Assim como esta, a baleia que encalhou e sofreu eutanásia é da espécie bicuda-de-cuvier e não é comumente encontrada na Noruega. / Foto: Museu da Biodiversidade

Assim como esta, a baleia que encalhou e sofreu eutanásia é da espécie bicuda-de-cuvier e não é comumente encontrada na Noruega. Foto: Museu da Biodiversidade

Uma baleia da espécie bicuda-de-cuvier tinha cerca de trinta sacos de plástico no estômago, de acordo com zoólogos da Noruega que encontraram os resíduos nesta sexta-feira (3). O mamífero, que havia encalhado no sudoeste do país europeu, pesava duas toneladas.

De acordo com o pesquisador da Universidade de Bergen, Terje Lislevand, a baleia sofreu uma eutanásia e estava bastante doente. O intestino do animal "não tinha comida, apenas alguns restos de cabeça de lula, além de uma fina camada de gordura", disse o pesquisador.

Terje Lislevand ainda afirmou que os sacos plásticos e outros resíduos que foram encontrados no animal podem ter sido a causa do encalhamento, que ocorreu no último sábado (28). Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos a cada ano, de acordo com a ONU. Isso significa que um caminhão de lixo é despejado nos mares a cada minuto, segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial.

No início de 2016 alguns especialistas já haviam dito que haverá mais plástico do que vida marinha nos oceanos do mundo todo até 2050.

Mais lidas