Boa Viagem

Um dos prédios mais antigos de Boa Viagem, Acaiaca é "point" de encontro na praia

Por Thiago Wagner
Por Thiago Wagner
Publicado em 23/12/2015 às 17:52
Leitura:

Prédio é da década de 50 / Foto: Thiago Wagner/NE10

Prédio é da década de 50 Foto: Thiago Wagner/NE10

"Vamos nos encontrar no Acaiaca?". Você possivelmente já ouviu, ou disse, essa pergunta quando marcou com os amigos de ir à praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O prédio é um histórico ponto de referência para muitos que frequentam a orla da capital pernambucana. Poucos são os que não sabem como chegar ao edifício de número 3232. A maioria, porém, desconhece que o "point" na praia é um dos prédios mais antigos da Avenida Boa Viagem e que, por isso, serve como local de encontro de parte dos recifenses.

"Ele foi um dos primeiros a serem construídos na avenida, tem mais de 50 anos. Por ser bem conhecido, virou um ponto de referência aqui na praia", explicou Vanderleide Paes, que trabalha na administração do edifício faz mais de 20 anos.

Construído no fim da década de 50, o Acaiaca tem 11 andares e 44 apartamentos - quatro por andar. No meio de tantos prédios, chama a atenção por ser um dos poucos que são horizontais na praia. Delfim Amorim foi o arquiteto da construção, que tem inspiração modernista. Sete funcionários cuidam do edifício. Entre eles, está o único porteiro do condomínio: Mauro Clenio. Ele tem 38 anos e já dedica 12 deles ao Acaiaca. Da janela de sua portaria, enxerga o mar diariamente, porém sem perder a concentração com o serviço de atender os moradores. "O mar é relaxante, mas é preciso atenção. Fico aqui na portaria e também auxílio às pessoas dos apartamentos quando elas precisam", disse Clenio, que se gaba de ter um escritório na praia. "Poucos podem falar isso", brinca.

Mauro Clenio é o único porteiro do prédio

Mauro Clenio é o único porteiro do prédioFoto: Thiago Wagner/NE10

Ao longo do tempo, o porteiro de um dos prédios mais famosos de Boa Viagem recorda as alterações na paisagem. "Lembro de reformas no calçadão e nos quiosques. Já vi algumas mudanças por aqui", afirmou.

O rotina diária na orla, porém, não entedia Mauro Clenio, que costuma ir para a praia nas horas vagas. "Eu curto. Vou para Gaibú, Tamandaré e Itamaracá. Nunca fui para Porto de Galinhas, mas quero conhecer um dia". Curiosamente, o porteiro não costuma frequentar o Acaiaca quando vai para Boa Viagem a lazer. "Aqui tem muita gente. Geralmente fico no Pina."

Portaria do Acaiaca tem visão para a praia

Portaria do Acaiaca tem visão para a praiaFoto: Thiago Wagner

Só que o gosto do porteiro vai na maré contrária a dos que costumam frequentar a área. Os que preferem o Acaiaca como ponto de encontro argumentam que o local concentra mais pessoas e que possui mais serviços à disposição. "É muito central e já é histórico se encontrar aqui. Tem supermercado e banheiros por perto. Acho que facilita para o turista", disse Bruno Remígio.

"É um point para a turma se encontrar. Praticamente todos sabem chegar. É mais organizado aqui. Vir para o Acaiaca é uma cultura que sempre existiu", afirmou Adriana Leão.

DO CASTELINHO AO ACAIACA - Para quem ainda não sabe, o Acaiaca fica mais na área central da praia de Boa Viagem. O trecho foi o segundo percorrido pela reportagem do NE10 nesta quarta-feira durante a caminhada por toda a orla. Na nossa divisão, a segunda parte da praia foi do Edíficio Castelo do Mar até o segundo Jardim. Além do Acaiaca, há outros pontos de referência para o amante das areias e do mar. Um deles é a barraca do Pezão, localizada na avenida próximo da equina com a Rua Professor José Brandão. Com um visual diferente das outras barracas da praia, Pezão atrai muitos banhistas, ao ponto de ameaçar o 'reinado' do Acaiaca.



Mais lidas