Lazer

BV é diversão gratuita para pessoas de todas as idades

Mariana
Mariana
Publicado em 23/12/2015 às 17:50
Leitura:

Cinco parques infantis estão espalhados pela orla para agradar a criançada / Foto:  Inaldo Lins/PCR

Cinco parques infantis estão espalhados pela orla para agradar a criançada Foto: Inaldo Lins/PCR

A Orla de Boa Viagem, localizada na Zona Sul do Recife, ou simplesmente BV para os frequentadores assíduos, possui oito quilômetros de extensão e uma variadade de equipamentos de lazer e de turismo, em bom estado de conservação, que agrada pessoas de diferentes faixas etárias. E o melhor de tudo: de graça. Não é à toa que é um dos principais cartões postais da cidade e, reza a lenda megalomaníaca, repetida por todo pernambucano que se preza, é a praia urbana mais bonita do País.

Desde março deste ano, a orla ganhou cara nova, após passar por 9 meses de obras de requalificação. As melhorias podem ser vistas desde as quadras esportivas até os parques infantis, com a ampliação da oferta de lazer e serviços com vista para o mar. Ao todo, foram instalados 30 módulos de musculação e requalificados os dez banheiros.



A ciclovia, alvo de críticas de usuários por seu trajeto irregular, também passou por pintura e intervenções para suavizar as 98 curvas e garantir mais segurança para ciclistas e pedestres. Há quem diga que não percebeu mudança neste quesito.

O Segundo Jardim foi um dos pontos da orla mais beneficiados pelas obras. Foram disponibilizadas 460 metros de pista de cooper de asfalto ecológico e anti-impacto, área de atividades físicas com equipamentos de musculação para a terceira idade e uma unidade da Academia Recife com 20 equipamentos em aço inoxidável para musculação, alongamento e ginástica localizada.

No Primeiro Jardim, a nova pista de skate ou Skate Park, como a prefeitura denomina o espaço, deve ser entregue em fevereiro de 2016. É a última etapa da requalificação empreendida na orla e contará com mais de mil metros quadrados.

A requalificação foi viabilizada com recursos privados, na ordem R$ 12 milhões, a partir de uma parceria da Prefeitura do Recife com as multinacionais Ambev, Mondelez (antiga Kraft Food), Itaú e Ferreira Costa. Esse modelo de intervenção com participação da iniciativa privada é assegurado pela lei nº 15,906/94, que dispõe sobre a adoção de sítios e parques ecológicos por pessoas jurídicas de direitos privados, inclusive instituições com fins lucrativos.

LAZER - A Avenida Boa Viagem integra o programa da Secretaria de Turismo e Lazer chamado Lazer na Rua e, no trecho do Segundo Jardim, é fechada aos domingos e feriados, das 8h às 20h, ampliando o espaço para a prática de atividades físicas e esportivas. Neste fim do ano, a programação inclui o dia de Natal (25) e o domingo seguinte (27).

SAÚDE - O Programa Academia da Cidade promove diversas atividades para promover a saúde física da população. Em Boa Viagem, funciona no 2º Jardim.  Além dos equipamentos para as atividades corporais (ginástica, danças, jogos e esportes), os usuários contam com profissionais, que realizam avaliação física e oferecem orientação para caminhada e corrida; como também orientação nutricional, palestras, rodas de diálogos, seminários, passeios interpolos, intermunicipais e ciclísticos. Todos os dias acontecem duas aulas pela manhã (5h30 às 6h30 / 6h30 às 7h30) e três à noite (17h, 18h e 19h). Em média, são 50 alunos por aula.

Repodução/ vídeo JC
- Repodução/ vídeo JC
Inaldo Lins/PCR
- Inaldo Lins/PCR
Letícia Lins/ JC
- Letícia Lins/ JC
Isabelle Figueirôa/ NE10
- Isabelle Figueirôa/ NE10
Thiago Wagner/ NE10
- Thiago Wagner/ NE10
TRÂNSITO -
A via possui 14 câmeras de monitoramento e 27 semáforos. O fluxo é de 35 mil veículos por dia. O número de vagas de estacionamentos é muito relativo porque naquela área o estacionamento é liberado dos dois lados da via e o número varia de acordo com o tamanho do veículo ou até mesmo de acordo com o modo como cada condutor estaciona.

LIMPEZA -
Diariamente, uma equipe com cerca de 60 profissionais cuida da orla de Boa Viagem e do Pina, realizando serviços de varrição, fiscalização e limpeza, no calçadão e na faixa de areia, além de realizar a coleta do lixo com o suporte de três caminhões. A coleta regular, que remove o lixo recolhido pelos garis e também o produzido pelos quiosques, acontece duas vezes por dia.  A varrição, por sua vez, é realizada três vezes por dia.

À noite, dois equipamentos específicos executam a limpeza da faixa de areia, removendo os detritos localizados em uma profundidade de até 20 centímetros. Por dia, são retiradas, em média, cerca de 10 toneladas de resíduos, o que equivale a quase 600 sacos de cem litros. Por fim de semana, somando sábado e domingo, esse número chega a 24 toneladas, correspondendo a 1.724 sacos de cem litros. A Emlurb disponibiliza 191 lixeiras e 64 contenedores com capacidade para 240 litros em toda a extensão da Avenida Boa Viagem.

POLICIAMENTO - O comando do 19° Batalhão informa, através da Assessoria de Comunicação da PMPE, que o policiamento feito na Avenida Boa Viagem é realizado com Patrulhas do Bairro (PB) e guarnições táticas, que realizam rondas na região, diuturnamente, além do patrulhamento por duplas de Segways (diciclos). Existe ainda o recobrimento de  motopatrulheiros e do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). No final da orla, no Pina, há um núcleo com policiais militares reforçando o policiamento do local.

O Centro Integrado de Operações de Defesa Social – CIODS informa que são 33 câmeras na Avenida Boa Viagem. A polícia reforça a importância de registrar as denúncias, através do 190, e formalizar os casos de ocorrências na delegacia da Polícia Civil mais próxima, bem como características de indivíduos suspeitos na localidade.

PLACAS DE TUBARÃO - De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo – GBMar/CBMPE, no último levantamento feito, no final de novembro deste ano, havia 101 placas de alerta e educativas na orla. Todo cuidado é pouco, dos 61 ataques de tubarão registrados em Pernambuco desde 1992, 29 ocorreram do trecho de Brasília Teimosa até a área próxima ao Hospital da Aeronáutica.

BOMBEIROS - Durante a semana são ativados 5 postos e têm 12 guarda-vidas na praia: Posto 5 - após a padaria Boa Viagem, em frente ao edifício Acapulco/ Posto 6 - em frente ao edifício Acaiaca/ Posto 8 - em frente à casa do Brigadeiro/ Posto 10 - na altura da Pracinha de Boa Viagem/ Posto 13 - em frente ao Clube da Aeronáutica.

No fim de semana, aumenta para oito postos, adicionando esses abaixo. O número de guarda-vidas sobe para 18: Posto 4 - em frente ao segundo jardim/ Posto 7 - em frente ao Edifício Oto/ Posto 3 - depois do Segundo Jardim, em frente às quadras de tênis. Além dos postos o grupo marítimo tem equipes de prontidão 24h. É em Piedade, ao lado do Hospital da Aeronáutica. Contato: (81) 3182.9423

Mais lidas