Verão

Boa Viagem: várias praias em uma só

Marina Padilha
Marina Padilha
Publicado em 23/12/2015 às 16:35
Leitura:



Trecho de 3 km mais próximo a Jaboatão dos Guararapes é menos procurado pelos banhistas / Foto: Marina Padilha/ NE10

Trecho de 3 km mais próximo a Jaboatão dos Guararapes é menos procurado pelos banhistas Foto: Marina Padilha/ NE10

Parece até que são praias distintas e que a famosa "Acaiaca Beach" tornou-se, mesmo, independente de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. É assim se levarmos em conta os três primeiros quilômetros do calçadão da Avenida Boa Viagem, tão pouco movimentados. Nota-se a diferença desde o número de coqueiros até o de banhistas. A parte final da orla (inicial, se levado em consideração o sentido dos veículos), é considerada "mais calma" por alguns e "abandonada" para outros.

No início desta quarta-feira (23), véspera do recesso de Natal para a maioria dos trabalhadores e segundo dia do anúncio do verão, pescadores eram a maioria neste trecho. Aproveitavam-se da calmaria em busca de melhores resultados. Aos poucos os banhistas iam chegando, revezando-se entre turistas e pessoas que vinham do interior do Estado para aproveitar o fim de ano.

Banhistas afirmam que escolhem a área só por causa da proximidade de onde moram

Banhistas afirmam que escolhem a área só por causa da proximidade de onde moramFoto: Marina Padilha/NE10

Poucos eram moradores da Região Metropolitana do Recife, mas até mesmo esses marcaram presença. "É mais tranquilo para ficar na areia, se bronzear. Isso no número de pessoas, porque no quesito segurança ainda dá um pouco de medo. Como tem pouca gente, também tem pouco segurança", comentou a dona de casa Silvana Alves, moradora de Jaboatão dos Guararapes.

Para Ricardo José, operador de empilhadeira, a parte menos "badalada" da praia é mesmo uma segunda opção. "A gente prefere ir mais para lá, onde há mais movimento, ou para outras praias, como a de Suape. Como esta é a área mais perto de casa, a gente vem", explica.

E tem gente que sente no bolso a diferença nesta descentralização do movimento em Boa Viagem: os comerciantes. Entenda aqui que, por "comerciantes" me refiro aos donos de quiosques, já que não há bares, restaurantes, lojas ou qualquer outro tipo de comércio na parte sobre a qual falo, só prédios residenciais.

Alguns dos quiosques na área estão até fechados

Alguns dos quiosques na área estão até fechadosFoto: Marina Padilha/ NE10

"Tenho um quiosque aqui e outro mais próximo ao Acaiaca. Lá meu lucro dobra, já que é muito mais movimentado. Sinto falta de atividades e investimentos aqui para que incentivem as pessoas a frequentarem mais esse trecho", contou Daniel Moraes.

A situação, de fato, só começa a melhorar nos arredores do Parque Dona Lindu, um dos principais pontos turísticos da Avenida Boa Viagem. O calçadão torna-se mais arborizado, há estação de empréstimo de bicicletas, áreas voltadas para a prática de esportes no banco de areia e, depois de quase 2km de caminhada, os primeiros banheiros.

A partir do parque, os banheiros, lixeiras, quiosques e paradas de ônibus são alguns dos serviços que se tornam mais frequentes. Bom para quem escolhe caminhar na orla, já que o movimento de banhistas continua baixo até passar da Feirinha de Boa Viagem, outro ponto bastante valorizado pelo turismo na avenida. É que, por conta do avanço do mar, foi necessário fazer um paredão de pedras e o banco de areia, de apenas 1 metro de largura nessa área, fica no mesmo nível do calçadão.

Mais lidas