Pauta do dia

Vamos falar sobre corrupção no #10Horas

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 09/12/2015 às 11:12
Leitura:

Campanha do PNUD quer ajudar a quebrar a cultura da corrupção e a impunidade / Foto: PNUD/ divulgação

Campanha do PNUD quer ajudar a quebrar a cultura da corrupção e a impunidade Foto: PNUD/ divulgação

Corrupção não é só quando membros do alto escalão do governo e de instituições desviam dinheiro público para contas pessoais em paraísos fiscais, escondem cédulas na cueca ou até, como aconteceu nesta quarta-feira (9), com a operação Pulso da Polícia Federal que investiga uma organização criminosa na Hemobras, jogam notas pela janela para tentar se livrar do flagrante. Corrupção está no cotidiano de todas as pessoas, sejam como praticantes ou vítimas de atos corruptos. O tema foi escolhido pelos internautas para o projeto #10Horas de hoje, quando se comemora em todo o mundo o Dia Internacional contra a Corrupção.

A campanha global contra a corrupção lançada este ano pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tem como tema "Quebre a corrente da corrupção", reforçando a mensagem de que, enquanto houver corrupção, não haverá desenvolvimento. É, inclusive, uma das meta listadas nos objetivos do desenvolvimento sustentável reduzir a corrupção e suborno em todas suas formas, com destaque ao combate pela transparência e prestação de contas.

Em vídeo (em inglês, mas tem opção de legenda em português), a administradora do PNUD, Helen Clark, fala sobre o Dia Internacional de Combate à Corrupção e diz que a campanha, que usa a HT #breakthechain e marca os 70 anos das Nações Unidas, procura mostrar como a cultura da impunidade e da corrupção é ruim para as pessoas. E, por isso, precisa ser quebrada urgentemente.



Em cartazes de divulgação, disponibilizados no site da campanha, são mostrados quanto se gasta com a corrupção e o que a sociedade perde com isso. Cerca de US$ 2.6 bilhões de dólares roubados por corrupção se encondem da vista de todos em ilhas fiscais. O PNUD questiona, por exemplo, que esse dinheiro poderia ser investido na construção de bibliotecas comunitárias.
 





Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção

Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a CorrupçãoFoto: PNUD/ divulgação

PNUD - Segundo o órgão, a corrupção é um complexo fenômeno social, político e econômico que afeta todos os países do mundo. Em diferentes contextos, a corrupção prejudica as instituições democráticas, freia o desenvolvimento econômico e contribui para a instabilidade política. A corrupção corroi as bases das instituições democráticas, distorcendo processos eleitorais, minando o Estado de Direito e deslegitimando a burocracia. Isso causa o afastamento de investidores e desestimula a criação e o desenvolvimento de empresas no país, que não conseguem arcar com os "custos" da corrupção.

O Dia Internacional de Combate à corrupção, que já está no 12º ano, se remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.

» Acesse o texto integral da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção

Os bastidores da reportagem pode ser acompanhado aqui:

Mais lidas