Pauta do dia

#10Horas quer saber: Aedes aegypti, que mosquito é esse?!!!

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 30/11/2015 às 10:31
Leitura:


O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas / Foto: Sanofi Pasteur/ divulgação

O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas Foto: Sanofi Pasteur/ divulgação

O projeto ?#?10Horas? desta segunda-feira (30) vai mostrar como o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, zika e chicungunha, está sendo realizado em Pernambuco e como cada um de nós pode contribuir. O tema, eleito através de enquetes nas redes sociais do portal pela maioria dos internautas, torna-se urgente diante da proliferação do inseto e das doenças que ele transmite no Estado, que incluem a relação já comprovada do vírus zica, por exemplo, com o aumento de casos de microcefalia e da Síndrome de Guillain-barré.



O Governo Federal anunciou nesse domingo (29) que as Forças Armadas estão à disposição de Pernambuco para ajudar no combate ao mosquito - cerca de 800 homens do Exército pernambucano devem agir como apoio à Secretaria Estadual de Saúde, visitando as casas e realizando palestras em escolas sobre como erradicar o mosquito. Nem a SES nem o Exército, no entanto, têm conhecimento ainda sobre o plano de ação.

Independente da atuação dos órgãos públicos, a sociedade também deve integrar a ação conjunta para prevenir e eliminar os focos e possíveis criadouros do Aedes aegypti, seja seguindo as orientações corretas para armazenamento de água durante a crise de abastecimento ou denunciando pontos de criadouros do mosquito. Existe algum criadouro perto de você? Denuncie aqui!

Abaixo, vídeo mostra o Aedes aegypti em ação. O mosquito foi filmado em câmera que faz imagens macroscópicas enquanto se alimenta:



ALERTA - O Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife decretaram também no domingo (29) estado de emergência, por conta do alto número de casos de microcefalia e da relação existente entre a anomalia e o zika vírus. A decisão vem um dia após o Ministério da Saúde ter confirmado essa relação. De a cordo com nota divulgada pelo Ministério, a descoberta foi realizada pelo Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), que encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, que nasceu com a anomalia e morreu no Ceará. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika. O decreto passa a valer na terça-feira(1º) e terá duração de 180 dias.

O  ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi,  e o ministro da Saúde, Marcelo Castro, estarão em Pernambuco na tarde desta segunda-feira (30) para lançar um programa para conscientizar e ajudar a prevenir também a microcefalia, malformação em que bebês nascem com o crânio reduzido. As novidades do encontro serão reveladas ao longo do #10Horas. Os bastidores da reportagem pode ser acompanhado aqui:

Mais lidas