Prevenção

Espaço Ciência estreia mostra interativa sobre a dengue

Marina Padilha
Marina Padilha
Publicado em 19/10/2015 às 16:45
Leitura:

Jovens participam do primeiro dia da exposição e aprendem a se prevenir contra a doença / Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Jovens participam do primeiro dia da exposição e aprendem a se prevenir contra a doença Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Não há quem não se preocupe com a dengue. Ainda assim, a doença continua a avançar e levar o medo às casas dos brasileiros. Pensando nisso, a Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco (Fiocruz-PE) estreou nesta segunda-feira (19), no Espaço Ciência, uma exposição sobre o vírus.

A mostra traz ao público uma abordagem multimidiática, interativa e divertida para conscientização e prevenção. "Nós vemos que muitas vezes as pessoas não têm acesso à informação adequada de como se cuidar. É por isso que trouxemos o projeto, com essa interatividade facilitando o entendimento das pessoas", afirmou Waldir Ribeiro, curador da mostra.

Entre as atividades de conscientização está o Quintal Interativo. Na brincadeira, que conta com um pequeno espaço com pneus, caixotes e vasos de planta em uma janela, os visitantes são estimulados a encontrarem possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. "Foi baseado no jogo dos sete erros e a gente mostra potenciais criadouros dentro de casa. É uma garrafa descartada de forma errada, um ralo que não é tratado ou vasos com plantas que acumulam água. Pequenas atitudes que fazem a diferença", explica Waldir.

Tem ainda uma escultura com mais de dois metros de um mosquito Aedes Aegypti, que faz parte do primeiro módulo da exposição, sobre biologia. Além disso, documentários premiados internacionalmente também estão em exibição.

Representantes da Fiocruz acompanham visitantes na mostra

Representantes da Fiocruz acompanham visitantes na mostraFoto: Diego Nigro/JC Imagem

Para os visitantes, mudança nos costumes em casa. "A gente aprende a se cuidar mais. Minha mãe está com dengue agora e vemos que é algo que pode ser evitado se tivermos mais informação", conta o estudante Heitor Holanda, de 16 anos. "Deixar água parada nem pensar", completa a colega Dayane Nascimento.

Para não dar espaço às desculpas, a mostra, que estreou junto à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, segue até 22 de janeiro do próximo ano. Até lá, é sediada no Espaço Ciência e a entrada é gratuita.

Mais lidas