Luz, Ciência e Vida

#10Horas desvenda o Espaço Ciência no início da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 19/10/2015 às 10:28
Leitura:


Popularizar a ciência e apoiar o ensino são os objetivos centrais do Espaço Ciência / Foto: divulgação

Popularizar a ciência e apoiar o ensino são os objetivos centrais do Espaço Ciência Foto: divulgação

O Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho, em Olinda, no Grande Recife, é o tema do projeto #10Horas desta segunda-feira (19), quando se inicia a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em Pernambuco, mais de 4 mil atividades estão previstas até o dia 25. E parte delas acontece justamente no Espaço Ciência, que coordena o evento com o tema “Luz, Ciência e Vida”.

Apesar da importância para o Estado e de receber centenas de visitas de estudantes do Grande Recife todos os meses, ainda é expressivo o número de pessoas que nunca atravessaram o portal ao lado do caranguejo e dinossauro gigantes, que dá acesso ao museu.  E, pior, não sabem o que estão perdendo!

Ocupando uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência combina exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de experimentos interativos a céu aberto. Além de exposições de alta qualidade museográfica, possui Planetário, Auditório, Anfiteatro, Hall de Exposições e Centro Educacional, onde estão situados laboratórios didáticos de ciências e informática e conta com um Manguezal de rara beleza e interesse científico, um ambiente para contemplação, estudos e aprendizagens. Ainda conta com o edifício da pirâmide – Pavilhão de Exposições, além de duas trilhas – a Ecológica e a das Descobertas que engloba cinco áreas: Água, Movimento, Percepção, Terra e Espaço.

divulgação
Vista aérea da entrada principal do espaço - divulgação
divulgação
Portal de acesso ao museu no Complexo de Salgadinho - divulgação
divulgação
Estrutura de laboratórios e auditório - divulgação
divulgação
Fenômenos mecânicos e conceitos de energia em destaque - divulgação
divulgação
Demonstrações de Astronomia e Ciência Espacial - divulgação
divulgação
Avião colorido é uma das atrações preferidas - divulgação
divulgação
Trilha ecológica conta com o manguezal - divulgação
divulgação
Casa de vegetação na trilha ecológica - divulgação
divulgação
Percepção é uma das etapas da Trilha da Descoberta - divulgação
divulgação
Área explora possibilidades dos cinco sentidos - divulgação
Fábio Jardelino/NE10
Observatório Astronômico de Olinda, no Alta da Sé - Fábio Jardelino/NE10
Fábio Jardelino/NE10
Visitante é convidado a se tornar explorador do Espaço - Fábio Jardelino/NE10
divulgação
Dinossauros são atrativos da área Terra - divulgação
Também possui um Observatório Astronômico localizado no Alto da Sé, em Olinda, que recebe mais 50 mil visitantes por ano. Numa concepção de educação que vai além dos limites da sua sede, o Espaço Ciência desenvolve os programas itinerantes Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos, que promovem oficinas, exposições e apresentações em vários municípios de Pernambuco e de estados vizinhos.

A SEMANA - A novidade principal da SNCT deste ano é a exposição De olho na Luz, composta por oito experimentos que abordam as mais importantes questões sobre a luz. A mostra foi produzida inteiramente por estudantes participantes do Projeto Gepetto – Ateliê de Ciência, promovido pela Ação Social do Espaço Ciência. A mostra fará parte da programação de 45 polos do Estado e também será entregue em polos da SNCT em Brasília e no Rio de Janeiro. Outra atração será o totem sinalizador do evento. Trata-se de uma grande estrutura composta por um olho onde é possível ver um caleidoscópio. Toda a programação está divulgada no site oficial.

Você já foi ao Espaço Ciência? O que gostaria de saber mais sobre o tema? Mande sugestões e acompanhe o passo a passo da construção da reportagem nas redes sociais através da HT #10Horas:

Mais lidas