Literatura

Feiras e projetos incentivam a leitura; confira iniciativas

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 08/10/2015 às 11:55
Leitura:

Filig, em Garanhuns, começa próximo dia 15 e é voltado principalmente para o público infantil / Foto: divulgação/Filig

Filig, em Garanhuns, começa próximo dia 15 e é voltado principalmente para o público infantil Foto: divulgação/Filig

Geladeira, banco de metrô, feiras... Apesar da teia do mundo digital que nos cerca, há espaço - e ótimas iniciativas - para incentivar o consumo do livro e o amor à literatura em Pernambuco. Confira abaixo algumas iniciativas:

LEITURA NOS TRILHOS
Transportando cerca de 400 mil passageiros diariamente, o Metrô do Recife tem serviço de empréstimo de livros. O projeto Leitura nos Trilhos existe desde 2007, funciona de segunda a sexta (das 7h às 17h) e compreende um estande na Estação Central, no Recife. São quase 7 mil títulos que o passageiro pode tomar emprestado, sem custo - basta ser cadastrado. Com o livro em mãos, ele tem o prazo de dez dias para fazer a devolução - caso não tenha terminado, é só ir ao local e pedir a renovação. O espaço já tem o cadastro de cada 6 mil passageiros - para fazer a inscrição, é só levar original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência atual e foto 3x4. Os livros que têm mais saída? Autoajuda, romance, espírita e evangélico.

BIENAL DO LIVRO

Bienal vai até esta segunda (12)

Bienal vai até esta segunda (12)Foto: divulgação/Bienal do Livro

A X Bienal Internacinal do Livro de Pernambuco acontece até a próxima segunda-dia (12), feriado de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com acesso gratuito, a feira também tem workshops, lançamentos, palestras e, claro, lançamentos. São, ao todo, quase 110 estandes e um espaço dedicado à criançada. A Bienal é aberta das 10h às 22h.

FILIG

Enquanto o Grande Recife sedia a Bienal, o Agreste de Pernambuco receberá, de 15 a 18 deste mês, o II Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig 2015). Apesar do nome, a programção - gratuita e aberta ao público - é voltada também para os adultos e conta com a participação de escritores e ilustradores do Brasil e do mundo. O evento reúne oficinas, palestras, mesas redondas, feira de livros e apresentações culturais que serão realizadas no Parque Ruben van der Linden e no Sesc de Garanhuns.

JARDIM DE IDEIAS
No próximo dia 21,  das 9h às 19h30, o jardim da Biblioteca da Universidade Católica, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, recebe uma feira de troca de livros e materiais audiovisuais (CDs, DVs). Apesar de ser dentro da área da Católica, a feira é aberta a todos. Para participar, o interessado precisa ir à biblioteca até o próximo dia 16 para deixar o material que será posto na feira e, de volta, recebe vale-troca que lhe dará direito a, no dia do evento, pegar outro título - cada obra equivale a um vale-troca. A entrega dos títulos deve ser feita de segunda a sexta, das 7h30 às 21h30.


GELADEIRA CULTURAL
Geladeiras são transformadas em estantes

Geladeiras são transformadas em estantesFoto: Ashlley Melo/JC Imagem

Tranformar uma geladeira velha em estante de livros. Essa é a ideia da Geladeira Cultural - ou Gelateca -, projeto concebido há três anos pelo técnico em microscopia eletrônica do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sérgio Santos e que hoje beneficia 32 escolas do Recife. A ideia é que a Prefeitura do Recife doe livros para as gelatecas - são em torno de 160 por cada equipamento. O projeto recebe doações de livros e geladeiras, que podem ser deixadas na sede da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, no 10º do prédio da PCR, no Cais do Apolo, ou na sede do 29º Grupo de Escoteiros do Mar (Gemar) Exército da Salvação (Rua Conde de Irajá, nº 108, bairro da Torre).

 

Mais lidas